Pesquisar este blog

Meu segundo livro nasceu de papel passado. Numa época de tanto e-book e documento digital, é preciso avisar que o livro é impresso. Como num desenho animado recém lançado, cujo diretor entrevistado explicava que era feito à mão. Uau! Um desenho feito à mão! Com lápis e papel?! Que paciência!

Pois é, depois da evolução vem a revolução antes da involução. Damos uma cambalhota e começamos a olhar saudosos para trás. Assim é meu novo livro e assim são as histórias nele. Crônicas, como a que vai ler mais abaixo. Resgatando a velha arte de contar histórias ao redor da fogueira, ainda que hoje a fogueira seja eletrônica.

Num momento em que se discute a competição entre a Internet e a mídia impressa, modelos híbridos como o que adotei têm dado certo. Minhas crônicas são publicadas por uma centena de sites, jornais e revistas. Isto as leva semanalmente a mais de um milhão e meio de leitores (total das tiragens), e é meu principal veículo de publicidade.

Depois, as melhores são editadas e reunidas em formato livro, como fiz com "Crônicas de uma Internet de Verão", lançado em novembro passado pela Futura/Siciliano. Meu segundo livro, "Receitas de Grandes Negócios", segue o mesmo modelo. Semelhante ao adotado por Roy Williams, autor da trilogia "Wizard of Ads" com dois de seus livros já publicados no Brasil também pela Futura/Siciliano. Apesar de compilações de suas crônicas semanais, já ocuparam a lista de best-sellers do NY Times e Wall Street Journal.

Fica aqui a idéia para quem produz e dissemina conhecimento. Não há como negar o fato de que seus textos serão livremente copiados, emprestados, compartilhados, linkados, publicados, etc nesta grande rede. Mas sempre existe uma maneira de se aproveitar a força que isto tem. Como no judô, o segredo não está em resistir, mas em aproveitar o impulso dado pelo adversário. E, além do mais, nada como um bom livro de papel para ler no banheiro. Quem já tentou fazer isto com um computador no colo que o diga. Agora leia "Você já ouviu a história do..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares