Pesquisar este blog

Você mandaria para seus clientes um catálogo da concorrência? Com nome, endereço e uma amostra do que cada um é capaz? Parece loucura, mas é exatamente o que estou fazendo. Não é por faltar algum parafuso, mas por estar seguro de ter cada um deles bem apertado que decidi fazer assim.

Sua posição no mercado não depende da falta de exposição de seus competidores. Se depender, é melhor dar bye-bye ao seu negócio, porque o cliente vai descobrir, cedo ou tarde, que eles existem. Mais cedo do que tarde, graças ao poder que tanto cliente como concorrente tem hoje de encontrar e ser encontrado.

A posição de um produto ou serviço no mercado depende de seu diferencial. Da singularidade, que o torna único e especial. Por isso decidi enviar a alguns clientes como presente de fim de ano o CD “Motivação & Resultados”, produzido por Raul Candeloro e Roberto Vieira Ribeiro e lançado pela Revista Venda Mais. Ali, além de mim, dezenove outros consultores e palestrantes narram dicas para gerar motivação e resultados nas empresas.

Todos são excelentes profissionais, mas eu sou único. Como cada um ali também o é. Único e especial naquilo que faz. Na área de serviços, ser singular inclui indicar outros singulares a seus clientes, para que estes ganhem com a pluralidade que você lhes possibilitou.

Além disso, nem sempre profissionais e empresas precisam se colocar como concorrentes. Competidores, sim, quando disputamos um mesmo jogo em times diferentes. Mas existem momentos em que é preciso jogar no mesmo time para garantir a taça. Isto se chama parceria, capaz de somar competências com um resultado maior até do que a soma do valor nominal de cada uma delas.

É o que ocorre com o novo seminário que anunciei em meu último boletim, “Como transformar sua empresa no melhor lugar para se trabalhar”, com a participação de Antonio Guerreiro, criador da filosofia de gestão “O Poder da Camisa Branca” e autor do livro de mesmo nome a ser lançado dentro de alguns meses.

Fique agora com “Mantendo o ensino a distância”. Boa leitura, bons estudos e bom trabalho.

Mario Persona

P.S.: Infelizmente o evento em Florianópolis, do qual eu participaria em 27/11/02, foi cancelado pelos organizadores. Mas estarei em Porto Velho dia 21/11/02 falando de marketing para profissionais de saúde. Informações com nicandro@enter-net.com.br ou
clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares