Pesquisar este blog

Na boiada ja' fui boi - Mario Persona

Quando vejo escolas ocupadas por estudantes que acreditam sinceramente estar empenhados numa mudança, me lembro que um dia também tive "coração de estudante" durante a ditadura militar. Naquela época "na boiada já fui boi", porém dos que acreditavam no Vandré e na alternativa que os vermelhos pregavam. Isso me deixa à vontade para falar no assunto.

Estudante de arquitetura nos anos 70 eu achava que os artistas realmente criam no que cantavam. Como todo universitário que não trabalha e nem imagina de onde vem o dinheiro que paga sua cara faculdade, eu tinha uma queda por ideias socialistas e aversão ao "status-quo".

Então uma noite, depois de babar num show de João Bosco na faculdade, ouvindo "Os boias-frias quando tomam umas biritas espantando a tristeza" e outras músicas de crítica à burguesia, me decepcionei ao sair na rua e encontrar o Landau que tinha levado o cantor a Santos e que, segundo meus colegas diziam, pertencia ao cantor. Para quem não nasceu ontem, ter um Landau era o supra-sumo da burguesia e ostentação. Era o mais luxuoso carro nacional, o mesmo do Presidente.

Hoje faz mais sentido para mim a música do Belchior, que eu também tocava e cantava nas rodadas da faculdade: "Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude, tá em casa guardado por Deus, contando o vil metal". Mas já começo a achar que devo reescrever as letras numa mescla de Belchior com João Bosco para ficar assim:

"Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude, tá em Curitiba, guardado pela PF e repatriando o vil metal... Sonha, com bife à cavalo, batata frita, e a sobremesa é goiabada cascão, com muito queijo... dormindo de olhos abertos à sombra da alegoria dos faraós embalsamados".

Mario Persona é palestrante de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional. Seus serviços, livros, textos e entrevistas podem ser encontrados em www.mariopersona.com.br

© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br .

Um comentário:

Postagens populares