Pesquisar este blog

Sincrona ou Assincrona, eis a questao... - Mario Persona

Você sabe a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona? Deveria saber. Comunicação síncrona exige que ambos interlocutores estejam disponíveis e sincronizados na comunicação. É como a conversa ao vivo, ao telefone ou mesmo num chat. Comunicação assíncrona não exige sincronicidade. Um fala ou escreve e o outro escuta ou lê quando puder.

Num mundo globalizado e com tecnologia pra dedéu as coisas ficam complicadas quando você não entende a diferença. Entendo que às vezes seja preciso acordar no meio da noite para participar de uma reunião online com funcionários de sua multinacional do outro lado do mundo. Mas aí existe um comum acordo. O problema é quando o simancol não funciona e alguém usa de uma comunicação síncrona e interrompe algo importante que outro estava fazendo para dizer algo que poderia muito bem ser dito de forma assíncrona.

Dou um exemplo. Eu odeio o mau uso do telefone e chat, porque não sou de muita conversa, mesmo ao vivo. Se viu um cara parecido comigo batendo papo com amigos na mesa de um bar, deve ser o Brad Pitt. Eu não sou. Uso telefone e messenger apenas para recados, e assim fico com mais tempo para conversar, não com um, mas com muitos por meio de meus textos, áudios e vídeos. Mas aí o telefone toca e alguém que nem conheço está ligando só para desejar bom fim de semana, perguntar se aqui tá chovendo ou ficar naquele loop: "Tudo bem? Aqui tá tudo bem. Bom saber que aí tá tudo bem...". Quando isso acontece, sabe aquele pensamento genial que eu tinha na ponta da língua para colocar em meu texto? Evaporou.

O problema "engravidou" com WhatsApp, Skype, Messenger, telefone de latinha e barbante etc., que permitem ligar de graça para qualquer um em qualquer parte do mundo em qualquer horário. Infelizmente nem todos sabem apreciar a tecnologia com moderação e "astravancam o pogresso". Então vamos ficar assim: quando tiver alguma coisa para me dizer ou perguntar, pode enviar um e-mail ou mesmo uma mensagem assíncrona se não for urgente. Quando eu tiver tempo respondo. Mas se vir fumaça saindo da janela de meu apartamento, por favor use um meio síncrono: LIGUE PARA MIM!.

Não me entenda mal, não sou contra as novas tecnologias de comunicação, mas sou contra o uso inadequado delas. Eu mesmo as utilizo à exaustão e até dou cursos e palestras de comunicação usando essas coisas. Em minhas horas vagas faço um trabalho de evangelização na Web que começou pouco depois de ter começado a Internet no Brasil e hoje conta com milhões de acessos, em formatos texto, áudio e vídeo.

Meu primeiro site True Stories - Histórias de Verdade, bilíngue, foi duas vezes comentado no Caderno de Informática da Folha de São Paulo na época como uma iniciativa inovadora. Meu canal TV Barbante de vídeos de negócios, marketing e carreira, lançado em 2006, já esteve entre os mais importantes, tanto que lá atrás quando os youtubers eram poucos eu fui convidado para uma reunião com um de seus fundadores, Chad Hurley quando ele veio a São Paulo na sede do Google. Hoje, obviamente existe muita gente melhor do que eu usando esses canais, mas continuo ativo e sempre disposto a responder dúvidas que as pessoas trazem sobre a Bíblia, desde que o façam de forma assíncrona. Para isso mantenho os canais "O que respondi..." e o "Evangelho em 3 minutos" com milhares de textos, áudios e vídeos.

Mas por que estou dizendo tudo isso? Porque hoje alguém ligou para mim e me acordou a 1:13h da madrugada só para tirar uma dúvida sobre a Bíblia.

* * * * *

O uso das tecnologias de comunicação também é influenciado pela percepção que as pessoas têm do tempo, e isso envolve fatores culturais que nem sempre são os mesmos. Enquanto para alguns a vida não tem graça se não passar horas pendurado ao telefone, para outros uma conversa longa e sem objetivo definido será vista como perda de tempo. Quer saber mais sobre aproveitamento do tempo, comunicação síncrona e assíncrona e coisas assim? Veja o vídeo:





Mario Persona é palestrante de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional. Seus serviços, livros, textos e entrevistas podem ser encontrados em www.mariopersona.com.br

© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br .

Um comentário:

  1. Bem pertinente este texto, para os tempos atuais então, nem se fala...Gostei da observação: Infelizmente nem todos sabem apreciar a tecnologia com moderação.
    A meu ver, bom senso e boas maneiras são importantes em tudo na vida.

    ResponderExcluir

Postagens populares