Pesquisar este blog

Ambidestros cerebrais

Nosso planeta é habitado por três tipos de pessoas: canhotos, destros e ambidestros. A classificação é feita segundo o uso das mãos ou dos pés. Quem gosta de futebol reconhece logo se o jogador é canhoto, destro ou ambidestro, só pelo modo de chutar.


Como não entendo de futebol, evito identificar as pessoas na base do chute ou da mão que usa para escrever. Prefiro identificá-las pelo cérebro. O hemisfério esquerdo de nosso cérebro é responsável pelo processamento lógico e racional, enquanto o direito cuida de nossos devaneios artísticos e criativos. Pelo modo de falar, agir e pensar dá para saber se alguém é canhoto, destro ou ambidestro do cérebro.


Cerca de 95% das pessoas usam mais a mão direita do que a esquerda. A situação se inverte quando o assunto é o cérebro. A predominância é dos canhotos cerebrais, mais lógicos e racionais que sonhadores e criativos. Por exercitar mais o hemisfério esquerdo, a educação convencional nos deixa com uma visão cartesiana, racional e limitada das coisas. Aí alguém decide levar o seu hemisfério direito para viajar de Helman’s Airlines e acaba se destacando como criativo e inovador. Steve Jobs foi um deles. Veja o que ele disse em uma palestra para uma turma de formandos:


"Naquela época, o Reed College oferecia o que era provavelmente o melhor curso de caligrafia do país. Cada cartaz no campus e cada etiqueta em cada gaveta eram maravilhosamente escritos à mão. Já que eu tinha abandonado os estudos e não precisava frequentar as aulas normais, decidi ter aulas de caligrafia para aprender a fazer aquilo. Aprendi sobre a tipologia das fontes serifadas e sem serifa, sobre o espaçamento proporcional entre letras de tamanhos diferentes e sobre as características que fazem com que uma bela tipografia seja bela. Era algo lindo, histórico, artisticamente sutil e fora do alcance da ciência. E achei tudo fascinante!"

Apesar de gostar das aulas de caligrafia, ele não fazia ideia da utilidade que aquilo poderia ter em sua carreira. Foi descobrir só dez anos mais tarde. A influência daquele curso o levou a incluir no Macintosh a possibilidade de se utilizar diferentes fontes na escrita, uma ideia mais tarde adotada pelo padrão PC. Quando você escolher uma fonte diferente na hora de escrever, agradeça ao Steve Jobs por ter decidido olhar as coisas de uma perspectiva menos racional e mais artística.

Já que somos canhotos cerebrais por natureza e educação, de vez em quando é bom levar o hemisfério direito para viajar e obter assim um equilíbrio entre os dois hemisférios. Ambidestros cerebrais são mais versáteis na coleta e análise de percepções e informações, têm uma visão mais ampla de processos e extrapolam as limitações do pensamento lógico e racional. Não pensam apenas com um lado ou outro, como fazem destros e canhotos, mas estão sempre prontos a considerar todas as possibilidades. Por serem mais tolerantes, conseguem criar e manter relacionamentos com diferentes pessoas. O oposto disso eu pude observar na atitude do funcionário de um grande supermercado.

Quando perguntei onde ficava a seção de guardanapos, o rapaz me levou até a outra extremidade da loja de um quarteirão. Empurrando um carrinho quase cheio, cheguei ofegante à seção de confecções só para vê-lo apontar para uma prateleira de guardanapos de tecido. Quando expliquei que eu queria guardanapos de papel, ele rolou os olhos e deu aquele suspiro de quem não suporta gente ignorante.

– O senhor perguntou onde era a seção de guardanapos, e a seção de guardanapos é aqui – disse em tom ríspido.

– Eu sei, mas eu quero guardanapos de papel, e aqui só tem de pano – expliquei calmamente.

– Então o senhor não quer a seção de guardanapos, o senhor quer a seção de toalhas de papel.

– Não, eu não preciso de toalhas de papel, eu preciso de guardanapos.

– Mas é na seção de toalhas de papel que ficam os guardanapos de papel. O senhor devia ter perguntado pela seção de toalhas de papel.

Eu não sabia se ria ou chorava diante da falta de destreza daquele cérebro que não era capaz de raciocinar fora da seção. Achei melhor rir. Se chorasse eu ia precisar de lenços de papel e vai saber em que seção eles ficavam.


Mario Persona é palestrante de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional. Seus serviços, livros, textos e entrevistas podem ser encontrados em www.mariopersona.com.br

© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br .

7 comentários:

  1. Eu me divirto, informação e bom humor! Obrigado por estar compartilhando seus conhecimentos conosco.

    ResponderExcluir
  2. Mario estive em Limeira quase encosto para tomar um café!

    ResponderExcluir
  3. Só um leve comentário grande mestre, o cérebro humano é o único que existe onde os hemisférios são invertidos, então o destro utiliza mais o lado esquerdo do cérebro e o canhoto o direito.
    Obrigado pelo ótimo texto.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou ambidestra... com certeza teria perguntado "guardanapos de papel ou pano?" rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. o bom humor no final do texto foi ótimo. Eu sou ambidestro, mas algumas coisas faço melhor com a esquerda, outras, direita.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18/1/16

    Pelo que percebi sou ambidestro também. Minhas perguntas são duplas muitas vezes, além disto ouço mais de um assunto ao mesmo tempo (dois no máximo eheh) etc... trabalho com as duas mãos no mouse, e chuto melhor com a direita mas com as duas pernas no futebol. Isto explica muito para mim.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12/6/17

    srs sr srsrsr muito bom. No meu caso eu nem sei mais quem sou. Nasci canhota porém por superstição dos meus pais passei por uma verdadeira tortura física e psicolólica para me "tornar destra". Hoje, tem coisas que faço com a mão direita, outas com a esquerda. Ficou tudo muito confuso. As vzs acho que perdi minha identidade. srs srs. Minha filha é totalmente canhota e acho a coisa mais linda do mundo!!!.Nunca permiti que a contaminassem.Chego até a ter inveja. Obrigada por tudo. O senhor é minha referência. Amo seus vídeos. Aprendo muiot com eles.
    Abçs
    Maria Marques

    ResponderExcluir

Postagens populares