Pesquisar este blog

Dia Internacional da Menina e do Machao

Não existe "Dia Internacional da Menina e do Machão"? Então acabei de instituir. Vem antes do "Dia Internacional da Mulher" porque para que uma mulher seja mulher ela precisa ser menina. Se não for menina, não continuará sendo mulher. E o machão, onde entra? Em lugar nenhum. Ele sai, porque hoje o dia é dela, e ele odeia isso.

Sabe como eu sei que mulheres são meninas? Porque observei uma. Que idade tinha? Cavalheiros jamais se lembram da idade, só a data de aniversário. Vi quando pegou uma Barbie esquecida num sofá. O que fez? Deu uma arrumadinha nos cabelos da boneca. Meninas de todas as idades continuam fazendo assim. Continuam sendo meninas, mulheres e mães.

Como foi Ruth Handler, que só inventou a Barbie porque viu a filha Barbara brincando com bonecas adultas de papel. "Menina quer ser mulher", pensou ela com seu lado menina antes de colonizar o mundo com mais de um bilhão de bonecas que mulheres de todas as cores, idades e tamanhos continuaram pegando e arrumando os cabelos. Enquanto as feministas arrancavam os próprios.

Barbie foi o protótipo do sonho de modelo que existe em cada menina. Ao contrário do que os machões pensam sobre modelos — profissão que virou resposta-padrão de algumas belas sem profissão — mulheres podem ser lindas e inteligentes como a austríaca Hedwig Eva Maria Kiesler. Não sabe quem é? Nome artístico Hedy Lamarr. Ainda não? Aquela atriz de Hollywood que faz tocar seu celular. Se você não se lembra da Dalila do épico de Cecil B. DeMille deve ser mais novo. Mas talvez tenha visto a embalagem do CorelDraw 8. É a cara dela.



Pois é, foi atuando em Hollywood durante a 2ª Guerra que ela inventou um sistema de alteração contínua das frequências de rádio para guiar torpedos e evitar a interceptação pelo inimigo. A tecnologia é hoje utilizada nas bombas inteligentes e em ligações via celular, sejam seus donos inteligentes ou não. Hedy Lamarr era inteligente o suficiente para saber ser bela:

"Qualquer garota pode ser glamorosa. Basta ficar imóvel e parecer burra." — disse ela.

Infelizmente é o que algumas fazem, belas ou não. Gastam a vida imóveis e inúteis, como limpador de pára-brisa quebrado em dia de chuva. Por sinal, também inventado por uma mulher, Mary Anderson. Você, machão, que acha que mulher é sinônimo de burrice, experimente dirigir na chuva sem limpador. Você teria inventado? Sei... e colocado do lado de dentro do pára-brisa, não é? Só para responder com uma piada tão velha quanto aquela que você gosta de contar.

Que piada? Aquela da loira que usou Liquid Paper na tela do computador. Você conta como se soubesse o que é Liquid Paper, não é machão? Quem sabe escrever conhece. Também foi invenção de uma mulher, Bessie Nesmith, secretária que ofereceu aos homens de gravata preta e camisa branca da IBM seu invento. Como eles torceram o nariz e acharam a coisa inútil, ela vendeu os direitos para a Gillette por 47,5 milhões de dólares. Tudo isso enquanto machões e meninas imóveis faziam pose por aí. Depois dessa vai ter machão querendo me matar. Vou andar de colete à prova de balas feito de Kevlar, material inventado por Stephanie Louise Kwolek. Exatamente, uma mulher também é responsável por segurar as balas antes que atinjam o coração de soldados e policiais.

As mulheres inventaram também outras coisas para a alegria dos homens. Eu disse 'outras coisas', machão, estou falando de objetos, invenções... Para os que gostam de ajudar a mulher com o bebê — você nunca fez isso, não é machão? — mas se atrapalham com as dobras da fralda e o alfinete de segurança, Marion Donovan inventou a fralda descartável. E para quem quer manter distância da pia da cozinha, e geralmente consegue por causa da barriga, Josephine Cochran inventou a máquina de lavar louças. Viva a mulher!

Acho que vou parar por aqui. Em minhas pesquisas encontrei outras invenções femininas na química, física e biologia, mas é melhor não arriscar tentar explicar e comentar porque eu mesmo não entendi direito para que serviam essas invenções. Talvez por ser homem. Mas acho que já deu para mostrar minha admiração pelas mulheres e também o que acho dos Rambos que existem por aí, que humilham e espancam. Só no Brasil, a cada minuto quatro Rambos provam no rosto de uma mulher que sabem dar coices e patadas.

Houaiss define "machão" como "aquele que tem coragem, que é capaz de enfrentar qualquer empreendimento difícil e perigoso; valentão diz-se de ou homem agressivamente viril, que se mostra excessivamente orgulhoso de sua condição masculina". O que o Rambo não sabe é que, no campo de batalha, o brado mais comum na boca dos bravos moribundos é "Mamãe!".

* * * * * 

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão, levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite: estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.

Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.

A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."


Rei Lemuel, contando o que aprendera com sua mãe e citado em 950 a.c. pelo Rei Salomão no Livro de Provérbios cap. 31.
Mario Persona é palestrante de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional. Seus serviços, livros, textos e entrevistas podem ser encontrados em www.mariopersona.com.br

© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br .

7 comentários:

  1. Anônimo2/4/17

    Mario persona por favor fale sobre casamento no ceu .casamento eterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe casamento no céu e nem casamento eterno.


      Luc 20:27 E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe,
      Luc 20:28 Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão.
      Luc 20:29 Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos;
      Luc 20:30 E tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos.
      Luc 20:31 E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e não deixaram filhos.
      Luc 20:32 E por último, depois de todos, morreu também a mulher.
      Luc 20:33 Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram?
      Luc 20:34 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento;
      Luc 20:35 Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
      Luc 20:36 Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.

      Excluir
  2. Prezado professor se preferir, amado irmão, peço permissão para compartilhar o Linksys de suas crônicas por whatsapp com outras pessoas
    Grato: Adeilson dá Silva Souza

    ResponderExcluir
  3. Caro! Que texto maravilhoso, como macho que sou nunca tinha pensado na contribuição das mulheres para o mundo científico no campo das invenções. Deve ter inúmeras outras áreas onde elas contribuem significativamente.

    É trabalho de amor do bom cristão encontrar a mulher virtuosa e louvá-la!

    ResponderExcluir
  4. Se você leitora, for uma mulher, é não se enquadrar nas qualidades atribuídas nesse texto, inicie um processo de mudança, comece pelo fim do texto... Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."

    ResponderExcluir

Postagens populares