Pesquisar este blog

Se a minha geladeira falasse

As terminações nervosas da nova sociedade da informação estão se espalhando de maneira fantástica, causando algumas mudanças drásticas em nossos hábitos. Com o preço dos chips caindo e seu poder aumentando, a tendência é que cada objeto que nos cerca se transforme em mais um neurônio de uma imensa rede.

Uma verdadeira revolução está para começar na cozinha, e não é briga de marido e mulher. É que já começa a surgir uma estranha combinação de geladeira e computador com acesso à Internet. Alguém poderia alegar que usar uma geladeira assim pode ser uma tremenda fria, mas pelo jeito a coisa funciona.

Na verdade os fabricantes observaram o óbvio. Em qualquer lar a geladeira transformou-se em um verdadeiro mural de comunicações com dezenas de imãs pregando bilhetes, lembretes e fotografias da família em sua porta. Por isso a nova geladeira foi concebida para ser uma central familiar de comunicações que permite receber e enviar e-mails internos e externos via Internet. Utilizando um teclado touch-screen no próprio monitor de vídeo sobre a porta, é possível escrever os textos ou criar uma mail-box para cada membro da família. Logo teremos diálogos do tipo:

– Mãe, você sabe onde está o e-mail que o João mandou?

– Procure atrás do sorvete.

Mas a geladeira vai mais longe. Você pode enviar um video-mail com seu rosto e sua voz como em uma transmissão de TV. Se você trabalha fora, ao invés de broncas por escrito já pode garantir que seus filhos escutem tudo em alto e bom som, com direito à imagem de sua cara vermelha de raiva. Ou azul, se você não souber como regular as cores de seu monitor glacial. Se não encontrar um botão para controlar as cores, acredito que bastará reduzir um pouco a temperatura para resolver o problema.

Se você for um daqueles garotões do tipo micreiro, vai poder surfar na Web diretamente da geladeira. O único inconveniente é que irá precisar surfar em pé, pois o monitor fica na parte de cima do refrigerador. De qualquer modo, o certo sempre foi surfar em pé, não é mesmo? Se antes sua mãe reclamava que você não saía da frente do computador, dificilmente as amigas irão acreditar quando ela se queixar de que aquele magro adolescente, que é você, não sai da frente da geladeira.

Ah! Ia me esquecendo. Sim, você pode guardar alimentos no Web-refrigerador. Mas para isso ainda não pode clicar em opções do tipo “save” ou “open”. Precisa fazer tudo na mão mesmo, abrindo a porta e colocando as coisas lá dentro. Mas com a opção de sua geladeira se conectar diretamente ao supermercado, e este aos fornecedores, logo suas compras da semana irão aparecer lá dentro como num passe de mágica. Não me pergunte como.

Esse refrigerador irá causar calafrios em outros fabricantes de eletrodomésticos, pois já vem equipado com TV e rádio, o que deve revolucionar a publicidade e os comerciais. Logo veremos a telinha anunciando coisas do tipo: “Abra agora mesmo a porta de sua TV e tome uma coca gelada”.

A geladeira também possui uma função no mínimo estranha: serve de cão de guarda. Você pode ligar câmeras de vídeo externas diretamente ao seu refrigerador para vigiar o quintal. Acabou a impunidade para aqueles assaltantes que costumavam esconder suas vítimas na geladeira. Agora são eles que vão entrar numa fria, pois entramos na era da geladeira dedo-duro.

Mas existe uma utilidade mais amena para a vigilância. É possível instalar uma câmera de vídeo no berço de seu bebê e ficar de olho nele enquanto você cozinha. Como já existe o forno de micro-ondas que pode ser ligado em rede, falta apenas inventarem um berço online para seu bebê poder enviar e-mails diretamente para a geladeira, com cópia para o micro-ondas, e encomendar uma mamadeira quentinha.

À medida que nossa casa vai ficando mais parecida com o apartamento dos Jetsons, algumas situações curiosas poderão ocorrer no futuro. Você liga para a casa de alguém e atende uma voz que diz:

“Aqui é a geladeira. Infelizmente a secretária eletrônica não poderá atender. Ela fugiu com o micro-ondas Se você quiser deixar alguma mensagem posso deixá-la registrada em minha porta”.

Mario Persona é palestrante de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional. Seus serviços, livros, textos e entrevistas podem ser encontrados em www.mariopersona.com.br

© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br .

Um comentário:

  1. Fantástico o texto! Assustadora a velocidade em que avança a tecnologia...

    ResponderExcluir

Postagens populares