Pesquisar este blog

Café com o presidente e comigo

Ontem muita gente que não era nada acordou jornalista, inclusive eu. Bem, a verdade é que nos últimos anos já fui jornalista, ora sim, ora não, por ser detentor de um registro de jornalista a título precário no MTB. Tudo começou quando me preocupei com as colunas que escrevia para jornais e revistas sem ser jornalista formado, mas arquiteto e urbanista.

Uma consulta feita por uma amiga a um sindicato de jornalistas retornou assim:

"Você só poderia estar legalmente escrevendo sobre arquitetura ou assuntos relacionados com a sua área de conhecimento... Portanto, você não poderia estar escrevendo em nenhum veículo de comunicação. Assim, recomenda-se o curso de Jornalismo, ou seja, a graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, para futuramente requerer o seu registro no MTB." Minha amiga ainda perguntou se isso incluía a Internet e a advogada respondeu que sim.

Por isso quando em 2001 uma liminar suspendeu a exigência de diploma, corri entrar com um pedido de registro no MTB, anexando recortes de minhas colunas em jornais e revistas. Preocupava-me a possibilidade de algum sindicato decidir me amordaçar. Afinal de contas, se os concursos públicos utilizam meus textos na seleção de profissionais de diferentes profissões, não é só minha mãe que achava que eu levava jeito para a coisa.

O Google me ajudou a descobrir que meus textos já caíram em concursos para engenheiros, professores, enfermeiros e até médicos psiquiatras. Não me pergunte o que pediam as questões. Nem procurei saber, com medo de não conseguir respondê-las ou descobrir algo como "Encontre os erros no texto de Mario Persona".

Mas a partir de hoje já posso dizer que sou jornalista, pois se o Supremo Tribunal Federal diz que sou, acabou aquela história de ser ou não ser, e ninguém vai contestar a questão. É claro que o anúncio do Planalto feito na véspera, de que o presidente Lula escreverá uma coluna para os jornais a partir de julho, foi apenas coincidência. Agora eu e o presidente, que já atuava como radialista, somos colegas de profissão. Penso até em convidá-lo para uma parceria. Não se espante se o "Mario Persona Café" virar "Café com o presidente e comigo".

Teve jornalista que saiu da pauta com o presidente do Supremo Tribunal Federal, por este ter comparado jornalistas a chefes de cozinha. Eu jamais me intrometeria nessa discussão, mas já que sou jornalista sinto-me no dever de fazê-lo em defesa dos interesses da classe.

Quer saber? Também não gostei de ser comparado a um chefe de cozinha, porque chefe de cozinha pode ser qualquer um que manda o empregado da pastelaria fritar pastéis. Nada contra os pastéis.

Mas eu acho que o presidente do STF quis dizer "chef", em francês, um artista do sabor, desses que vejo na TV preparando pratos cinematográficos enquanto como meu miojo. Aí sim, adorei. Um chef e um jornalista têm muitas coisas em comum que não são aprendidas na escola, mas dependem de talento.

Ambos têm senso artístico para esculpir pratos e textos saborosos. Se o chef é capaz de discernir temperos apenas com o paladar, o cérebro do jornalista é dotado de papilas gustativas que discernem a informação. Os dois são capazes de depurar o que há de melhor na matéria bruta de cada profissão e servir apenas o que importa. A isto se dá o nome de poder de síntese. O jornalista está mais para chef, artista ou músico, do que para engenheiro, físico ou advogado.

- E a ética?! - gritará alguém. Você já viu diploma transformar picareta em caneta? Ética e responsabilidade têm mais a ver com berço do que com terço, portanto decorar Sócrates, Aristóteles e Platão não irá adiantar. De criatividade, então, nem preciso falar. O ensino cartesiano é um grande lobotomizador de hemisférios direitos.

Quem faz faculdade ou deu duro para terminá-la está agora chorando num canto da fila do emprego ou da Caixa Econômica Federal, onde fez um empréstimo para pagar o curso. Sei o que é isso, pois um dia também vi meu diploma virar fumaça, não por uma decisão do STF, mas pelas circunstâncias do mercado de trabalho. Quer saber? Hoje estou bem melhor trabalhando como consultor, palestrante e escritor.

Mas isto não significa que não possa mudar de profissão. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal e as declarações de seus ministros fiquei muito animado a tentar uma nova e lucrativa carreira. Vou abrir um restaurante.

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários
Arte de Escrever Bem: um Guia para Jornalistas e Profissionais do Texto - DAD SQUARISI & ARLETE SALVADOR
Escrever é fundamental. Afinal, quem, nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens pelo correio eletrônico, escrever relatórios, fazer vestibular, ou produzir uma matéria jornalística? Este livro, inicialmente destinado a jornalistas e profissionais do texto, é o mais claro e bem humorado que qualquer um que precise escrever bem pode obter. Donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como é possível redigir de modo adequado e despretensioso.
Editora: Contexto
Autor: DAD SQUARISI & ARLETE SALVADOR
ISBN: 8572442790
Origem: Nacional
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 112
Acabamento: Brochura
Formato: Médio


© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Clique aqui para obter o código do gadget. Você também pode publicar o texto na íntegra em seu site, blog, jornal ou revista, desde que mantenha os créditos do autor e tenha um link apontando para www.mariopersona.com.br.


E a gorjeta, doutor?

2 comentários:

  1. Anônimo23/6/09

    Caríssimo escritor Mário Persona,

    Brilhante seu artigo e esse contexto. Quem lhe responde é a autora da Coluna AFRODITE QUEM QUISER - Portal Cristina Guedes.

    AFRODITEM NA COLUNA DO PRESIDENTE E OS JORNALISTAS AGORA NÃO QUEREM SENTIMENTALISMO E NEM CERIMÔNIA! Por Cristina Guedes


    (....Realmente eu não tropecei na seleção brasileira dos jornais ou das revistas sem ter o imenso pudor jornalístico de cumprir com meu diploma, eu não cai de pára-quedas numa redação porque sabia que iria acertar no alvo dos imortais de Brasília, eu não ouvi os desaforos de que jornalista tinha vantagem, eu não chamei um elefante de discreto ......)

    Pois é, Mário, ontem quem não era das diretas do diploma, passou a ouvir indiretas sobre o diploma! Tudo pronto para a serenata dos últimos anos. Nada mal, leitores. E o Supremo Tribunal Federal irá confeitar muita gente que antes não era chefe de cozinha, mas que agora acordará como o nosso Presidente Lula, que assinará em julho uma Coluna nos jornais. Não se preocupem, pois sabe-se que ele não terá um editor.Apenas precisará ser bom no que faz. Ou ao menos precisará parecer bom. Não é todo dia que temos um colega de redação como Presidente.

    Agora se sua mãe achar que você leva jeito pra jornalista, fica numa boa. Mas vá logo fazendo amizade com aquele seu amigo que leva jeito pra médico, o outro que tem cara de psiquiatra e aquele sujeito que leva jeito pra engenheiro civil também pode fazer parte de seu grupo. Não se preocupe, pois todos vocês serão colegas de profissão e não se preocupem com defesas ou interesses de classes agora. Sei o que é isso. Moramos num país tropical abençoado por Deus com diplomas da natureza. Mais que beleza, tem jornalistas empolgados agora e em turnê nacional!!!

    Que lindo! Ninguém vai dizer nada...Pois éééééééééé............

    Abraços,

    Cristina Guedes
    Jornalista com um diploma modelo surrealista
    da década de 90. Tô chateada....mas vai passar...

    http://revistafroditequemquiser.ning.com/profiles/blog/list?user=0azqhii6i7ff5

    ResponderExcluir
  2. Conheci seu blog por acaso, vc esta certo somos todos figurantes de um imenso jornal da vida, portanto todos devem expressar seus pensamentos e dizer ... como Jânio Quadros... Se quilo porque quilo, kkk

    ResponderExcluir

Postagens populares