Pesquisar este blog

Como publicar seu livro

Às vezes recebo mensagens pelo Twitter, Facebook ou WhatsApp e quando digo para a pessoa dar seu endereço de e-mail para eu enviar uma resposta mais elaborada, é cada vez mais comum a resposta: "Não tenho e-mail". Se você for um autor como eu é melhor ir se acostumando com a ideia de que as pessoas estão se comunicando de forma diferente da comunicação de um passado até recente, e também consumindo informação de maneiras que não estavam no "manual do escritor" de há alguns anos. E nem sempre essa maneira é o livro tangível de papel. Este está cada vez mais entrando na categoria do "Era uma vez...".

Antes de investir seu dinheiro em publicar seu livro da maneira usual — pois muitas editoras oferecem isso e realmente ajudam você a gastar sua poupança e ficar com quinhentos exemplares mofando no armário — entenda o que mudou e as opções disponíveis para o escritor. Antes é bom lembrar que o grande segredo de um livro não está em tê-lo publicado, mas em ter sido publicado por uma editora que possua uma distribuidora cuja capilaridade alcance o público. Editoras publicam, mas nem sempre distribuem, o que fará seu livro permanecer no limbo dos autores desconhecidos. A autopublicação não irá resolver seu problema de distribuição, por isso será preciso também arregaçar as mangas se quiser promover sua obra para que seja lida por mais gente além de sua mãe e sua tia.

Meus primeiros livros foram publicados por editoras convencionais porque um editor viu neles potencial. Mas com a venda da editora para um conglomerado, e a falência de outra que havia publicado um de meus títulos, eles ficara sem reedições. O que fiz? Resgatei meus direitos autorais e publiquei eu mesmo, em formato e-book e também impresso sob demanda. Custo? Zero, se não considerar meu trabalho de editoração. As capas eu terceirizei para designers que trabalham na web. Somando com os primeiros seis livros que tinham sido publicados por editoras convencionais, hoje totalizo 25 obras que são publicadas principalmente nestes sites:

Smashwords
https://www.smashwords.com/profile/view/mpersona

A Smashwords publica apenas e-books tem uma rede de distribuição que inclui a Apple (iBooks em 51 países), Barnes & Noble (US e UK), Scribd, Oyster, Kobo, Yuzu, Blio e Inktera (ex-Page Foundry), OverDrive (maior plataforma de bibliotecas do mundo atendendo a 20 mil bibliotecas), Baker & Taylor Axis 360, Tolino, Gardners (Askews & Holts e Browns Books for Students), e Odilo (2,100 bibliotecas públicas na América do Norte e do Sul, além de Europa).

Clube de Autores
http://clubedeautores.com.br/authors/574

O Clube de Autores é uma plataforma de autopublicação que publica e distribui livros tanto no formato e-book como impresso sob demanda.

Se chegou até aqui certamente irá querer saber se já consegui comprar um iate, uma mansão na Flórida e um jato executivo com o dinheiro que ganhei com meus livros. Vou deixar você tentando adivinhar enquanto conto uma anedota que ilustra bem como é a vida de um autor que publica seus próprios livros. Era uma vez um que se encontrou com um amigo e declarou, todo feliz: "Publiquei meu primeiro livro! Parei de procurar emprego e decidi viver só de escrever!". "Parabéns!" — disse o amigo — "E já vendeu muito?". "Sim, já vendi quase tudo: casa, carro, bicicleta, geladeira..."

Mario Persona é palestrante de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional. Seus serviços, livros, textos e entrevistas podem ser encontrados em www.mariopersona.com.br

© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br .

Um comentário:

  1. Mario, tudo bom?
    Acho que me vi como um "dinossauro" nesta sua postagem...risos... gosto de escrever e ainda uso e-mail, pois não tenho rede social como muitos... gosto de seus posts... Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Postagens populares