Pesquisar este blog

Humanização dos negócios na Internet. Esta foi a tônica de minha aula inaugural no MBA de Gestão de Tecnologia da Informação e Internet da Uninove, em São Paulo. Minha disciplina, Gestão de Negócios na Era Internet, abre um leque de possibilidades para ensinar conceitos que foram ignorados pela maioria das finadas pontocom.

Meu primeiro exemplo de sucesso foi a www.landsend.com, uma tradicional empresa de venda de roupas por catálogo, recentemente adquirida pelo grupo Sears. Em 1995 a Land’s End colocou no ar uma versão Web de seu já aprovado atendimento e desde então só teve lucro. Repito, a loja de roupas na Internet nunca deu prejuízo.

Os números? O faturamento do site em 2001 foi de 218 milhões de dólares, 16% do faturamento da empresa. Em 2002 deve chegar nos 300 milhões, para um faturamento total de 1,5 bilhão. O segredo? Bem, este é um dos exercícios que dei aos meus alunos. Descobrir e descrever. O resultado cada um deles deve publicar no blog da turma. Conto o endereço assim que for ao ar. Enquanto isso, um bom artigo para ler é “Using blogs in business”.

Fique agora com “Um, dois, feijão com arroz; três, quatro...”, o resto você já sabe. Boa leitura e bons negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares