Pesquisar este blog

Eu conspiro, tu conspiras, eles acreditam.

Se eu recebesse um real para cada vez que digo "A TERRA É REDONDA" ou "O HOMEM FOI À LUA" estaria rico. É que sempre que publico algo assim nas redes sociais recebo uma enxurrada de mensagens de pessoas querendo me corrigir, algumas educadamente como quem fala com um doente mental que não deve ser contrariado, outras iradas me esconjurando e amaldiçoando, como se eu fizesse parte de alguma seita diabólica. Ou de uma conspiração dos que são contra as teorias conspiratórias

Em uma entrevista que assisti um cientista comentou que as pessoas que acreditam em teorias conspiratórias foram educadas num sistema de ensino fast-food, tipo comida pronta, e ficaram preguiçosas demais para pesquisar. Então engolem qualquer coisa que jogam em suas bocas, sem mastigar, porque foram condicionadas a fazer provas de múltipla escolha nas quais basta polvilhar um punhado de "X" e, com sorte, ser aprovado.

Já visitei a NASA, as plataformas de lançamentos na Flórida, morei na casa do engenheiro que projetou as baterias do Projeto Apollo, li muito a respeito de astronáutica, estudei navegação aérea para tirar brevê de piloto e tomei muito caldo de galinha com bom senso, que minha mãe fazia. Por isso sei que a teoria mais conspiratória de todas seria fazer acreditar que dezenas de governos e milhares de pessoas combinaram e investiram bilhões só para pessoas acreditarem que viagens espaciais são um trabalho de CGI ou imagens geradas por computador.

Existe uma tendência de julgarmos as coisas pela tecnologia que conhecemos, daí essa incredulidade toda de se achar que tenhamos sido enganados por manipulações de imagens e filmagens de maquetes, para o caso do pouso na Lua, por exemplo. Você já viu filmes de ficção científica das décadas anteriores ao computador? Então deve saber que seria impossível criar filmes e fotos com a qualidade do que é feito hoje no computador. Mas, é claro, existe 2001 Space Odyssey, de Stephen Kubrick, feito um ano antes do pouso na Lua e as teorias dizem que Stanley Kubrick teria sido contratado para filmar um pouso falso. O melhor é deixar Vivian Kubrick, filha do cineasta, responder como fez em seu Twitter, chamando essa teoria de MENTIRA GROTESCA:


Não é só a NASA, mas centenas de empresas que estão envolvidas com viagens espaciais. Na Wikipedia você encontra uma lista das sondas e espaçonaves que já pousaram em planetas, luas e meteoros. Não só da NASA, mas soviéticas, britânicas, japonesas, chinesas, israelenses, indianas e conjuntas, como as da European Space Agency. A lista inclui apenas as que pousaram ou bateram de propósito, mas não as que falharam ao pousar, como a sonda israelense que tentou pousar na Lua e caiu. Esse número tende a aumentar com o ingresso da iniciativa privada nessa corrida. Pesquise por "List of private spaceflight companies" e a Wikipedia vai mostrar quanta gente estaria supostamente fazendo de conta que trabalha em lançamentos e veículos espaciais.

Mesmo com tantas fontes para se pesquisar tem gente que prefere acreditar numa teoria conspiratória criada por algum adolescente que mora com a mãe e aplica photoshop em fotos que encontra na Web. Onde ficam o bom senso e os volumes de pesquisa e desenvolvimento, inclusive de países que eram inimigos entre si e jamais iriam "combinar" uma falsa ida ao espaço? Se todo o material existente sobre o assunto não convencer posso passar a receita da canja de galinha com bom senso que minha mãe me fazia tomar.

Mas vi uma teoria conspiratória que quase me convenceu: a de que existiriam pessoas e agências (tipo CIA) criando teorias conspiratórias ou fake-news só para estudarem sua proliferação e usarem isso em espionagem e política para manipular multidões. Esta sim faz sentido. É o que no mundo da espionagem é chamado de "desinformação", quando notícias falsas são divulgadas misturadas a fatos verdadeiros e depois observado seu impacto na sociedade e a capacidade que existe de manipulação de mentes.

Acho que já deu para perceber que fake-news e teorias conspiratórias são armas potentes quando se sabe usá-las para ganhar eleições ou destruir reputações de pessoas e produtos. Não seja mais um inocente útil nas mãos dos verdadeiros manipuladores, pois tem muita gente por aí querendo que você acredite em qualquer coisa. Até naquela mensagem da menininha doente que vai ganhar dinheiro da Microsoft se você curtir ou compartilhar.

Mario Persona é palestrante de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional. Seus serviços, livros, textos e entrevistas podem ser encontrados em www.mariopersona.com.br

© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares