Pesquisar este blog

Com fome na quarentena?

Nesta quarentena onde estou também virei cozinheiro, mais uma habilidade a ser incluída em meu currículo no "Novo Normal". Acabei de cozinhar abobrinha italiana (zucchini) só na água e sal e guardei a água para colocar em uma sopa. Você não guarda a água das coisas que cozinha? Está jogando fora nutrientes. Enquanto o lixo dos países desenvolvidos é rico em embalagens de lata, plástico e papel, o lixo dos países menos desenvolvidos é rico em nutrientes não aproveitados. Folhas de cenoura dão um ótimo refogado, o mesmo vale para folhas de beterraba. Tudo isso é alimento, principalmente em tempos bicudos.

Meu pai vinha de família pobre de italianos, e o prato principal era a polenta. Que frango? Frango só tinha quando um dos dois estava doente, o frango ou a criança que precisava comer caldo de frango (que é anti-inflamatório). Ele morou numa pensão em São Paulo para trabalhar e mandar dinheiro para os pais no sítio em Leme, e me ensinou que na pensão, quando tinha um bife, mesmo que fosse daqueles que você joga para cima e ele cai planando de lá para cá como uma folha de papel, ele comia o bife. Porque o bife de ontem será o picadinho de hoje e o croquete de amanhã.

Para dormir ele enrolava braços e pernas em jornais porque o único pijama que tinha era fininho e o inverno de São Paulo era terrível. Era no tempo em que a cidade era conhecida como "terra da garoa", mas a garoa desapareceu com o aquecimento global. Também tinha o dinheiro contado para o bonde da ida e da volta, e se quisesse comer um doce ou tomar um sorvete ia para o trabalho caminhando.

Com ele aprendi que NUNCA se deixa comida sobrando no prato, jamais, never! Eu disse polenta? Pois é, um alimento bom e barato que revolucionou civilizações. Batata é outro ao qual é creditado a ascensão dos povos europeus depois do descobrimento. O tomate nem tanto, apesar de ter sido levado para lá das Américas, porque só no século 19 descobriram que não era veneno. Até então só servia de enfeite no jardim.

Então o macarrão que Marco Polo NÃO importou da China, porque já existia bem antes dele na Europa provavelmente introduzido por árabes, só era servido sem molho de tomate. E por falar em macarrão, se você não for alérgico a glúten, que é a proteína do trigo, guarde a água do macarrão para a sopa, porque ela é rica em amido e sais minerais, que você deve gastando dinheiro para comprar em cápsulas de suplementos.

Na Web você encontra muitos sites que ensinam a aproveitar talos, folhas e outras partes que as pessoas costumam jogar fora e são alimentos riquíssimos. Outro dia no comentário de um vídeo de ficção no estilo pós-apocalíptico no Youtube alguém comentou: "Que mulher tola! Ela descascou as batatas antes de cozinhar!". Depois disso batata aqui em casa só com casca, seja doce ou salgada.

Em minha próxima dica ensinarei como fazer uma deliciosa "Sopa de Pedra". Nunca tomou? Não sabe o que é bom.



© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares